Estudantes da Uesc participaram curso de Introdução à Cultura Chinesa

Aspectos da cultura chinesa relevantes para a compreensão do modo de viver, pensar e agir de seu povo
Reprodução

Em julho de 2020, no esforço de promover diferentes formas de internacionalização para os alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz, principalmente devido ao processo iniciado pela pandemia do novo conoravírus, com fechamento de fronteiras e diminuição de oportunidades no exterior, a Assessoria de Relações Internacionais (Arint/Uesc) vislumbrou a oportunidade de discentes participarem do curso online de curta duração Introdução à Cultura Chinesa, em parceria com a Hebei Foreign Studies University (HFSU) e Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) conhecido como Grupo Coimbra.

Em agosto foi lançado o edital que possuía como requisitos, além de ser aluno regular de graduação da Uesc, ter inglês avançado e ter disponibilidade de horário e dispor de internet, câmera e microfone para participação nas aulas e apresentação dos trabalhos. A proficiência oral do inglês foi avaliada pela banca composta pelas professoras do Departamento de Letras e Artes (DLA): Angela Van Erven Cabala, Patrícia Argôlo Rosa e Suellen Thomaz de Aquino Martins.

O  objetivo do curso foi apresentar aspectos da cultura chinesa relevantes para a compreensão do modo de viver, pensar e agir de seu povo a fim de compreender como as diferenças culturais interferem nas relações pessoais, profissionais, acadêmicas, científicas e comerciais entre indivíduos. “Os alunos da Uesc, Vitor Gustavo Ribeiro de Matos (Filosofia), Camila Kellen Paz de Carvalho (Direito), Bruno Bulhões Gomes (Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais) foram selecionados após concorrerem com mais 40 universidades brasileiras por 50 vagas, o que mostra que o resultado da Uesc foi excepcional,” relata a assessora de Relações Internacionais, profa. Ticiana Grecco Zanon Moura

O curso foi concluído no dia 9 de dezembro. O discente Bruno Gomes, que teve a oportunidade de participar do curso, agradeceu os esforços da Arint e complementou: “Enquanto estudante e futuro graduado, fico contente em ter sido contemplado num curso que aumentou minhas possibilidades e conhecimentos acadêmicos e de mundo.”

 “Estamos felizes com mais este passo dado no processo de internacionalização da Uesc. É mais uma ação que tem um objetivo muito maior, que é o da implantação dos intercâmbios virtuais na Universidade, uma alternativa para aqueles estudantes que não têm a chance de passar um período no exterior, mas anseiam por uma troca de experiências internacionais”, afirmou a profa. Ticiana Moura. O reitor da Uesc, prof. Alessandro Fernandes de Santana, complementa ao dizer que “é prioridade na sua gestão, ampliar possibilidades para aumentar a oferta de intercâmbios virtuais internacionais.”